Nos dias 09 e 10 de agosto participei da atualização sobre preenchimentos com ácido hialurônico com o Dr Mauricio de Maio, criador da técnica dos MD Codes e que este ano ministrou para médicos convidados o curso Visionary, onde os atributos emocionais do paciente ajudam a guiar o plano de tratamento.

Como o paciente se sente em relação a sua aparência? Quais são os aspectos que ele quer melhorar?

Existe uma diferença entre o que o paciente deseja, ou imagina que seria o ideal para o seu rosto, e a sua real necessidade de tratamento.

Em muitas situações o paciente solicita um procedimento, como um preenchimento de uma ruga no lábio ou do sulco nasogeniano (“bigode chinês”) que imagina ser o ideal , mas o impacto desde tratamento para a melhora do seu rosto seria mínimo, pois sua maior necessidade de tratamento não é essa. Através de alguns atributos emocionais do paciente, como parecer “menos triste” ou “menos cansado” ou “menos flácido”, o dermatologista treinado é capaz de identificar quais as necessidades mais importantes para que este tratamento tenha sucesso.