Os probióticos são micro-organismos vivos que possuem efeitos benéficos para a saúde da pele e do organismo. Eles podem ser consumidos através de suplementos ou de alimentos como o kefir, o kombucha e outras bebidas fermentadas que irão ajudar no equilíbrio do microbioma do intestino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O microbioma é o conjunto de micro-organismos que habitam o nosso organismo, e grande parte dele compõe a flora intestinal. Quando esta flora está em desequilíbrio, o que pode acontecer quando não temos uma alimentação saudável ou após o uso de antibióticos, o organismo se torna susceptível a diversas doenças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conhecido como o segundo cérebro, o microbioma é um campo promissor para o estudo do tratamento de várias doenças. Existem evidências de que a depressão, diabetes tipo II, obesidade, doenças autoimunes, imunológicas, reumatológicas, entre outras, estão associadas a disbiose, o desequilíbrio da flora intestinal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A acne, a rosácea e a dermatite atópica são exemplos de doenças da pele associadas a disbiose. Já existem suplementos de probióticos na indústria farmacêutica disponíveis para auxiliar no tratamento de algumas destas doenças, que podem ser prescritos pelo dermatologista de acordo com a necessidade do paciente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O uso dos probióticos deve sempre ser associado a uma alimentação saudável, fundamental para o equilíbrio da flora do intestino. A dieta mediterrânea é um ótimo exemplo de dieta que contribui para modular o microbioma, trazendo benefícios para a saúde.