Em março aconteceu em Washington o 74o Meeting da Academia Americana de Dermatologia.

Algumas novidades interessantes:

-Novo tratamento injetável a base de desoxicolato para a redução da gordura submandibular (“papada”). Tratamento simples realizado em consultório, com grande eficácia, deve chegar ao Brasil no próximo ano,

-O microagulhamento, tratamento realizado para estímulo de colágeno, rejuvenescimento e melhora de cicatrizes, agora consagrado em várias outras indicações, como tratamento de melasma, estrias, manchas hipocrômicas e queda de cabelos, pois associado a esta técnica aplicamos medicamentos que, de acordo com cada necessidade, serão mais absorvidos pela pele devido aos milhares de canais abertos pela técnica de microagulhamento, aumentando a eficácia dos resultados. Este método é realizado com anestesia em creme e é indolor.

-A importância de manter níveis ideais de vitamina C, vitamina E, selênio, cobre e zinco para uma pele mais jovem, consumir mais omega 3, dar preferência aos alimentos orgânicos, além de evitar consumo excessivo de carboidratos.

-A flora intestinal é importante para saúde da pele e melhora de algumas doenças como a acne e rosácea. A suplementação de probióticos pode ser indicada pelo dermatologista.

-O tratamento com luz intensa pulsada modifica a expressão genética da pele envelhecida, tornando-a similar a da pele jovem,

-A importância da proteção contra a luz visível nos filtros solares, principalmente para o tratamento do melasma. Agora temos uma padronização para definir esta proteção nas diferentes marcas de filtros no mercado.

-Para gordura localizada, a melhor opção para redução de medidas na região do abdome é a radiofrequência de campo, pois consegue tratar abdome e flancos (“pneuzinhos”) em uma mesma sessão.

-Novas toxinas botulínicas para uso tópico em estudo. Uma opção interessante para rugas finas, cicatrizes, rosácea e tratamento de hiperidrose (suor excessivo).

Várias opções novas de tratamento ara alopecia androgenética (calvície), areata, vitiligo, micoses de unha, hiperidrose, melasma e rejuvenescimento, entre outros.