Aconteceu em Copenhagen (Dinamarca) de 7 a 11 de outubro o Congresso Europeu de Dermatologia. Neste evento vimos novas técnicas de aplicação de preenchimentos visando resultados naturais para o paciente. Tivemos também  aulas sobre os novos aparelhos de radiofrequência para tratamento facial e corporal, mostrando as publicações científicas que fundamentam os resultados deste tratamento. Os aparelhos de radiofrequência monopolar e de campo que temos no consultório foram muito comentados. Em um encontro com o Dr Klaus Fritz, da Alemanha foram discutidos os novos protocolos para tratamento da flacidez, celulite e gordura localizada.

Foi apresentada a nova toxina botulínica líquida, que facilita a aplicação do produto pelo médico e será lançada em breve.

Um novo método para o tratamento das rugas, melasma, estrias e cicatrizes foi muito comentado.

Conhecido como “drug delivery” pois utilizamos substâncias que serão absorvidas em camadas mais profundas da pele, o tratamento é realizado durante uma sessão de microagulhamento.

O microagulhamento é uma técnica muito utilizada para estímulo de colágeno e promove a maior absorção destes ativos porque abre milhares de orifícios na pele e permite que as substâncias escolhidas de acordo com a indicação do paciente, como os clareadores, vitaminas, ácido hialurônico e medicamentos tenham maior eficácia na sua ação.

Novos aparelhos de laser e luz pulsada foram lançados além dos novos cosmecêuticos para o tratamento do envelhecimento da pele.