Probióticos para o tratamento da pele sensível e dermatite seborréica

Os probióticos são microorganismos vivos considerados alimentos funcionais. Quando ingeridos na quantidade adequada, tem efeitos benéficos para o organismo. Eles possuem ação anti-inflamatória ajudando a melhorar algumas doenças cutâneas, como rosácea, dermatite atópica e seborréica, além de outros efeitos benéficos para o organismo, como melhorar a função intestinal e o sistema imunológico.

O número de pessoas com pele sensível vem aumentando nas últimas décadas nos países industrializados. O surgimento dos sintomas pode ser desencadeado por vários fatores, como exposição ao sol, a alguns alimentos, stress, poluição e frio.

Estudos recentes tem relacionado o consumo de certas cepas de probióticos a melhora da função da barreira cutânea, diminuindo os sintomas da pele sensível e da dermatite atópica. Algumas evidências também sugerem resultado sobre a dermatite seborréica, diminuindo a descamação (caspa) e o eritema (vermelhidão) das lesões do couro cabeludo.

Uma novo produto contendo Lactobacillus paracasei em cápsulas foi lançado recentemente, facilitando o uso destes probióticos como auxiliar no tratamento dermatológico.